ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

terça-feira, 8 de março de 2016

Doenças autoimunes: descoberto mecanismo-chave | ALERT® ONLINE - PT

Doenças autoimunes: descoberto mecanismo-chave | ALERT® ONLINE - PT



Doenças autoimunes: descoberto mecanismo-chave

23 fevereiro 2016
Investigadores do Canadá descobriram um novo mecanismo que impede o ataque do sistema imunológico e desenvolveram uma nova classe de fármacos que utiliza este mecanismo para o tratamento de várias doenças autoimunes, como a diabetes tipo 1 e a esclerose múltipla, sem comprometer todo o sistema imunitário, dá conta um estudo publicado na revista “Nature”.

“Esta descoberta é muito importante, porque agora sabemos como impedir as doenças autoimunes de uma forma altamente específica sem comprometer a imunidade em geral”, revelou, em comunicado de imprensa, um dos autores do estudo, Pere Santamaria.

Nas doenças autoimunes, um tipo de células imunitárias, os leucócitos, que habitualmente são responsáveis por afastar invasores estranhos, como bactérias e vírus, por vezes atacam erradamente as próprias células do organismo, o que causa a sua destruição. Cada doença autoimune resulta de um ataque contra milhares de fragmentos proteicos no órgão-alvo, como é o caso das células produtoras de insulina na diabetes tipo 1.

Neste estudo, os investigadores da Universidade de Calgary, no Canadá, demonstraram que as nanopartículas decoradas com alvos proteicos que atuam como “isco” para os leucócitos causadores de doenças podem ser utilizadas para reprogramá-los e suprimir a doença. Esta nova classe de fármacos explora um processo que ocorre naturalmente e que envolve a ativação do sistema imunológico para proteger o organismo contra doenças autoimunes.

O estudo demonstrou que este mecanismo e as nanopartículas que o exploram podem ser aplicadas a várias (e potencialmente a todas as) doenças autoimunes nos animais, ao modificar simplesmente o “isco” nas nanopartículas.

(...)
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário