ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Excesso de higiene pode afectar o sistema imunitário | ALERT® ONLINE

Excesso de higiene pode afectar o sistema imunitário | ALERT® ONLINE

Os agentes anti-microbianos utilizados em muitos produtos como sabões e pasta de dentes foram relacionados com um maior risco de alergias nas crianças, sugere um estudo publicado na revista “Environmental Health Perspectives”.
 
Dados de um estudo norte-americano revelaram que crianças e adolescentes que estão muito expostas a sabões anti-bacterianos que contêm triclosan podem estar em maior risco de contrair febre dos fenos e outras alergias, sugerindo que a limpeza extrema pode tornar as pessoas mais susceptíveis a estas doenças. O estudo também verificou que a exposição a maiores níveis do químico bisfenol A (BPA) pode debilitar o sistema imunitário dos adultos.
 
O triclosan é um agente anti-microbiano que se utiliza amplamente em produtos como sabões anti-bacterianos, pasta de dentes e produtos médicos. Crê-se também que o BPA, que se utiliza no fabrico de muitos tipos de plástico e outros produtos de consumo, afecte o sistema hormonal.
 
Neste estudo, os investigadores da University of Michigan, nos EUA, analisaram os dados do inquérito do National Health and Nutrition, NHANES, de 2003 a 2006. Compararam os níveis de triclosan e BPA na urina com os níveis séricos de anticorpos produzidos contra o citomegalovirus (pertence à família do vírus do herpes) e o diagnóstico de alergias ou febre do feno em adultos e crianças com idade superior a seis anos.
 
Segundo explicou, em comunicado, a autora do estudo, Erin Rees Clayton, “os maiores de 18 anos, que tinham níveis mais elevados de exposição ao BPA, possuíam níveis mais altos do anticorpo CMV, o que sugere que o sistema imunitário não estava a funcionar de maneira adequada.”
 
Os cientistas também descobriram que as crianças e adolescentes que tinham maiores níveis de triclosan eram mais propensos a serem diagnosticados com febre do feno e outras alergias. Allison Aiello, professora associada do Michigan University, apontou o facto de o triclosan poder modificar os microrganismos, aos quais normalmente nos expomos, de tal forma que afecte o desenvolvimento do sistema imunitário das crianças.
 
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário