ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Enterovírus presente no sangue de diabéticos tipo 1 | ALERT® ONLINE

Enterovírus presente no sangue de diabéticos tipo 1 | ALERT® ONLINE

Embora ainda não sejam conhecidas todas as causas que levam ao desenvolvimento de diabetes tipo 1, um estudo recente sugere a possibilidade de os enterovírus (vírus que podem provocar sintomas semelhantes aos da gripe comum) poderem desencadear a doença.
Na meta-análise, publicada no "British Medical Journal", investigadores australianos, liderados por Maria Craig, do Children's Hospital Westmead, em Sidney, Austrália, avaliaram os resultados de 24 estudos moleculares sobre enterovírus realizados em 4.448 pacientes. Nas análises realizadas foram medidos os níveis de ARN (ácido ribonucleico) e de proteína viral no sangue dos diabéticos e pré-diabéticos para compará-los depois com pacientes que não sofriam da doença. Verificaram que, de facto, as crianças com diabetes tipo 1 tinham uma probabilidade 10 vezes maior de terem uma infecção por enterovírus do que aqueles que não tinham a condição.
Os investigadores referem o facto de, recentemente, ter havido no mundo um aumento na incidência de diabetes tipo 1 em crianças, especialmente entre as menores de cinco anos, o que poderia ser em parte explicada por uma maior exposição a esses vírus.
No editorial que acompanha o artigo, o virologista Didier Hober, da Universidade de Lille, em França, refere que "o aumento da incidência de diabetes tipo 1 pode ser explicado por factores ambientais, incluindo enterovírus como o vírus Coxsackie B ". No entanto, não está claro se os enterovírus estão relacionados com todos os pacientes ou apenas com alguns. "Os enterovírus poderiam actuar como indutores da doença ou acelerar o seu desenvolvimento. Uma infecção persistente ou várias consecutivas podem ter a ver” com o aparecimento da condição.
Os especialistas concordam que existe uma relação entre os enterovírus e a diabetes tipo 1, mas permanece desconhecido o mecanismo pelo qual essa relação acontece. "Talvez os pacientes com diabetes tipo 1 sejam mais susceptíveis a serem infectados por estes enterovírus”, questionam os investigadores.
ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário