ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A propósito da pulseira de alerta médico

Há cerca de um mês, fui às compras com o meu menino e almoçámos no McDonald's (transgredir faz parte da vida e sabe tão bem!). Ao nosso lado sentou-se um senhor com duas meninas, que no fim da refeição reparou na pulseira do Pedro e perguntou-me porque a usava. No meio da atrapalhação (o miúdo usa aquilo há mais de 1 ano e nunca ninguém me perguntou nada), murmurei qualquer coisa acerca de ele não poder comer doces e não fui capaz de responder cabalmente ao homem... Passado um bocado nem queria acreditar na minha estupidez! Se me estiver a "ouvir" algures, apresento-lhe as minhas desculpas e esclareço que o Pedro usa a pulseira para que, numa situação anómala (como um acidente de automóvel, por exemplo) possa ser socorrido de forma apropriada. A ausência de células beta não é visível a olho nu e a equipa médica, por muito boa que seja, não adivinha que ele é diabético só de olhar para ele e como nesta doença uns poucos minutos podem fazer a diferença entre a vida e morte, a pulseira serve para lhe aumentar as hipóteses de sobrevivência. É tão importante quanto isso!
Já agora, esclareço também que o Pedro pode comer qualquer coisa, incluindo doces! A diabetes tipo 1 não é uma alergia alimentar. Pode, mas não deve, da mesma forma que nenhuma criança deveria. A diferença é que ele tem um motivo de peso para não dever... E pesa tanto...
Todas as crianças deveriam aprender a ter uma alimentação saudável e a guardar os doces e as batatas fritas para aqueles dias mágicos que guardamos para sempre no coração.

7 comentários:

  1. Bom dia.
    Seria possível dizer-me onde adquiriu a pulseira de alerta médico?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Mandei fazê-las aqui:
    http://www.reminderband.com/
    Escolhi tamanho e cor, mandei-lhes o texto da mensagem que deveria ser gravada ('TYPE 1 DIABETES' e 'INSULIN DEPENDENT') e a imagem universal de alerta médico no formato que eles pediam lá na página. Na altura faziam um mínimo de 5 unidades. Pedi que entregassem em casa de um amigo nosso que trabalha em Nova York, que no-las trouxe nas férias do Verão, mas eles também fazem entregas na Europa. Paguei cerca de 30 euros, porque pedi urgência na entrega (se não, teria ficado muitíssimo mais barato). As pulseiras ficaram perfeitas (como podem ver na imagem) e são muito resistentes e confortáveis. Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.

    Obrigada pela rápida resposta. Irei fazer uma encomenda.
    Já agora, o símbolo que colocou antes da frase é considerado "Artwork"?
    Enviou um mail posteriormente com uma imagem do símbolo?

    Obrigada
    Cátia

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Foi exactamente assim (estive agora a verificar nas mensagens enviadas).
    Qualquer dúvida, disponha.
    Eu é que agradeço o interesse.
    Cumprimentos,
    Filipa

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, sabe se a associação de diabéticos de Portugal vende essas pulseiras? É que no site americano é sempre necessário recorrer a visa e afins (pay pal não tenho), daí que gostaria de optar por uma solução mais simples ... se a houver

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,
    Eu, na altura do diagnóstico, corri tudo à procura de uma pulseira em silicone, incluindo a APDP, e não consegui arranjá-la em lado nenhum. Se gostar de pulseiras em prata ou ouro, pode tentar numa ourivesaria, que eles gravam a mensagem que pretender (eu estive quase a optar por esta solução). No entanto, nunca mais procurei e o diagnóstico já foi no início de 2009... Pode ser que entretanto já se consigam comprar cá. É uma questão de ir tentando.
    Boa sorte!
    Filipa

    ResponderEliminar