ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Há diabetes e diabetes... Vamos lá tentar esclarecer:

Há uma questão que me preocupa grandemente e que tem sido profusamente alimentada pelas instituições que teriam a responsabilidade de esclarecer a população - o que é a diabetes? de que doença se fala quando se fala de 'diabetes'?? Diabetes tipo 1? Diabetes tipo 2? Diabetes LADA? Diabetes MODY?
Dir-me-ão talvez, os mais esclarecidos, que será óbvio que se fala de diabetes de tipo 2, já que é a que afecta a grande maioria da população e que é a que se pode prevenir através da adopção de um estilo de vida saudável. Então, porque não acrescentar 'tipo 2' quando se fala dela??? Será para poupar tinta, ou espaço?? O que é óbvio para alguns, não é óbvio para todos e esta generalização pode comprometer seriamente a vida de crianças pequenas diagnosticadas com diabetes de tipo 1, na medida em que são crianças que estão completamente dependentes dos seus cuidadores e respectivo grau de cultura, para se manterem vivas.

Uma das razões que me levou a escrever este post, foi uma questão que vi levantada numa das páginas do facebook relacionada com diabetes de tipo 1, que sigo regularmente, em que uma mãe com um filho recentemente diagnosticado, apresentava as suas reservas em relação às injecções de insulina, uma vez que há muita informação disponível na internet, onde se apresentam imensas possibilidades de cura através de uns alimentos bestialmente saudáveis (atenção que a questão desta mãe, nem sequer era a questão de estar revoltada com o número de picadelas... era mesmo a questão da insulina ser um produto sintético e, logo, potencialmente perigoso). Claro que eu ía tendo um ataque! Como eu, algumas dezenas de outros pais que leram aquilo primeiro que eu e que trataram, uns de esclarecer e outros mesmo de desancar a infeliz. Para resumir, deixo a seguinte informação a reter: INFORMAÇÃO A RETER - A diabetes de tipo 1 é uma doença auto-imune; NÃO TEM CURA; A ÚNICA FORMA DE TRATAMENTO É A INJECÇÃO SUBCUTÂNEA DE INSULINA (através de canetas ou bomba); Da ausência deste tratamento ADVÉM A MORTE; Os cuidadores que recusaram este tratamento e que assim provocaram a morte dos seus filhos foram criminalmente responsabilizados (sim... infelizmente já houve pais que substituíram as injecções de insulina por terapias alternativas). Outra questão que me preocupa grandemente e que resulta da confusão instalada por esta generalização da 'diabetes' é a ideia, imediatamente interiorizada quando se informa alguém, que a criança tem diabetes de tipo 1 - ok, esta criança não pode comer doces. ERRADO! Esta criança pode e TEM MESMO QUE COMER DOCES sempre que estiver com hipoglicémia. Os doces que tem comer nesta situação têm que ser pobres em gorduras e fibras e ricos em glicose - pastilhas de glicose, pacotes de açúcar, sumos e refrigerantes com açúcar, etc... Resumindo, fica mais uma informação a reter: INFORMAÇÃO A RETER - Os diabéticos de tipo 1 são tratados com injecções de insulina; Da administração de insulina, resultam frequentemente, descidas bruscas de glicémia no organismo - as HIPOGLICÉMIAS; As HIPOGLICÉMIAS SÃO EMERGÊNCIAS MÉDICAS que, se não forem imediatamente tratadas com a ingestão de alimentos açucarados, resultam em COMA ou mesmo MORTE.


E agora perguntam os que, felizmente, não têm que lidar com esta realidade - mas afinal a insulina trata-os ou mata-os??? Pois... tudo depende das quantidades... Que têm que ser calculadas a todas as refeições... É como fazer equilibrismo em cima de uma corda esticada a uma altura considerável... sem rede, claro! Como se não bastasse a angústia do dia-a-dia, de vez em quando ainda temos que levar com a estupidez e a insensibilidade de quem nos pergunta com o horror estampado no rosto se dávamos assim tantos doces à pobre criança. Mas isto ainda é o de menos...

É por estas razões, que eu gostava mesmo que diabetes de tipo 1 tivesse outro nome. Há petições neste sentido para assinar. Coloquei os links para algumas delas no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário