ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Exposição a químicos afeta sistema endócrino | ALERT® ONLINE - PT

Exposição a químicos afeta sistema endócrino | ALERT® ONLINE - PT


A exposição a desreguladores endócrinos, químicos presentes virtualmente em todo o lado e que interferem com o sistema hormonal, tem riscos para a saúde humana e o ambiente, dá conta um relatório divulgado por duas agências da ONU. 
O relatório sobre químicos desreguladores endócrinos (QDE), realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), conclui que é necessária mais investigação para se perceber melhor estes químicos, de que se conhece apenas "a ponta do icebergue".
“Precisamos urgentemente de mais investigação para obter uma imagem mais completa dos impactos para a saúde e o ambiente dos desreguladores endócrinos”, disse a diretora da OMS para a Saúde Pública e o Ambiente, Maria Neira.
A notícia avançada pela agência Lusa refere que em causa estão químicos que interferem com o sistema endócrino, cujo funcionamento regula a libertação de hormonas essenciais para funções como o metabolismo, o crescimento e desenvolvimento, o sono e o humor.
Alguns destes químicos ocorrem naturalmente, enquanto outros são sintetizados, podendo ser encontrados em produtos como pesticidas, equipamentos eletrónicos, produtos de higiene e cosméticos, assim como em aditivos e contaminantes encontrados em alimentos.
A exposição humana aos QDE pode ocorrer através da ingestão de alimentos, poeiras e água, assim como pela inalação de gases e partículas ou mesmo através do contacto com a pele.
De acordo com relatório, a exposição aos QDE está associada a problemas de fertilidade em jovens rapazes, cancro da mama nas mulheres, cancro da próstata no homem, assim como hiperatividade e défice de atenção em crianças.
Uma das maiores preocupações dos autores do relatório é a multiplicação de substâncias químicas presentes na vida quotidiana e o facto de o ser humano ter contacto com elas ainda antes de nascer.
"As crianças são as mais vulneráveis, mas a exposição começa no útero, o que pode causar problemas e doenças 20 anos depois da exposição fetal", disse Maria Neira.
"É hoje claro, de estudos em humanos, que estamos expostos a centenas de químicos ambientais ao mesmo tempo. É hoje virtualmente impossível examinar uma população não exposta em todo o mundo. As tendências indicam que há um peso crescente de doenças endócrinas em todo o globo em que os QDE terão um papel importante, e as futuras gerações também poderão ser afetadas", dá conta o documento.

ALERT Life Sciences Computing, S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário