ECMOFOBIA, porque 14 picadelas por dia deixam qualquer um ecmofóbico...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Guardian REAL - Time CGM System

E começa mais um ano lectivo, desta vez, no 1º ano, do 1º ciclo!!! Está um crescido o meu menino!!!
Não obstante o acréscimo do n.º de horas diário que o Pedro estará na escola e tudo o que isso implica (até agora fez sempre todas as refeições em casa), contamos com uma ajuda preciosa - o Guardian REAL-Time System da Medtronic, que mais não é que um medidor contínuo de glicémia!!!
Muito resumidamente, o que este aparelho faz é mostrar uma medição de glicose actualizada em tempo real, de cinco em cinco minutos e um gráfico, num pequeno monitor semelhante a um telemóvel; Ao fim dos 6 dias de duração do sensor, descarregamos a informação numa plataforma própria e ficamos com um magnífico relatório com 'n' gráficos, realizados com todos os valores medidos e, se tivermos introduzido essa informação, com a sua relação com os hidratos de carbono ingeridos e as unidades de insulina administradas. Este relatório permite identificar o padrão diário do 'comportamento' da glicémia e fazer os reajustes necessários no tratamento.
Mas o que este aparelho tem de absolutamente fantástico, é que emite alertas de baixas previsíveis de glicémia e de hipoglicémia (e de hiperglicémia também, se for configurado para isso)!!! Ou seja, sempre que os valores de glicémia estiverem a cair demasiado rapidamente, o aparelho avisa-nos, para que possamos agir antes de a hipoglicémia acontecer!!!
Devo dizer que o Pedro adora o aparelho, até porque se sente mais seguro com ele colocado. Sentimo-nos todos bem mais seguros, professores incluídos!
Num próximo post, partilharei fotos e excertos dos relatórios.
Até lá!

Sem comentários:

Enviar um comentário