Já aqui referi que a hipoglicémia - níveis perigosamente baixos de glicose no sangue, é uma emergência médica que requer tratamento imediato. A hipoglicémia nos diabéticos de tipo 1 resulta do tratamento, mas há variadíssimas causas possíveis para que ocorra, mesmo em pessoas sem diabetes. O portal do MedlinePlus explica o que é:
Deixo aqui um alerta: A glicose não pode ser absorvida pelo organismo sem passar pelo intestino delgado. A ideia de que pode ser absorvida através da mucosa oral não é correcta (leia aqui as conclusões do estudo publicado no JAMA) e pode levar a comportamentos que podem pôr em perigo a vida de quem está numa situação de hipoglicémia - não se colocam alimentos na boca de uma pessoa que está inconsciente porque há o risco real de asfixia. O tratamento de um diabético tipo 1 com hipoglicémia e já inconsciente é a injecção de GlucaGen.
Se a criança ainda estiver consciente e colaborante, deve ser-lhe imediatamente dado a comer/beber tabletes ou sumos de glicose (Glucotabs, por exemplo), ou, na falta destes, pacotes de açúcar ou refrigerantes com açúcar. Tendo em conta que a velocidade de absorção de glicose depende da rapidez do esvaziamento gástrico, em situação de hipoglicémia devem ser evitados alimentos que contenham gordura e/ou fibras, ou seja, gelados, chocolates e bolos, são doces, mas não são indicados para tratar hipoglicémias.